Pesquisa

13/03/2015

Leguminosas


Sabiam que podem eliminar os efeitos nocivos que algumas leguminosas provocam, como o desconforto intestinal, utilizando três processos muito simples:

  • Demolhar com uma fatia de gengibre;
  • Cozinhar com a alga Kombu;
  • Incluir na sua ingestão um cereal.



Características

As leguminosas caracterizam-se pela sua riqueza em hidratos de carbono, proteínas, fibra, vitaminas do complexo B e, ainda ferro e cálcio. São ricas em alguns aminoácidos essenciais e pobres noutros. Daí que não se pode dizer que as leguminosas são ricas em proteínas nem ser ingeridas como alimentos proteicos. Devem, portanto, ser ingeridas com outros alimentos que completem essas deficiências, por exemplo, com cereais, tornando-as também desta forma mais digeríveis.

A evitar

Devemos evitar as leguminosas enlatadas e de conserva já cozidas, normalmente contêm conservantes, sódio e já perderam grande parte do seu valor nutricional. É preferível  adquirir o grão cru e cozinhá-lo em casa.

Demolhar

As leguminosas têm inibidores de enzimas o que provoca a sua difícil digestão e fazem com que não consigamos absorver todos os seus nutrientes.

Quando demolhamos essas anti-enzimas desaparecem e todos os nutrientes são absorvidos pelo nosso organismo. O processo de demolhar, para além de ajudar numa mais rápida confeção, torna a sua ingestão mais digerível, evitando alterações do funcionamento intestinal.

Dica

Se, mesmo assim, achar que as leguminosas lhe transtornam os intestinos, junte um pedacinho de gengibre na água de demolhar e um pedacinho de alga Kombu na sua cozedura (este método é usado na cozinha macrobiótica para tornar as leguminosas mais digeríveis e mais macias).

Outra dica para melhorar a digestibilidade das leguminosas é ingeri-las com cereais e vegetais e não com proteínas animais.

E ainda, (de repente lembrei-me do concurso 1,2,3 J) se as comer com um alimento rico em Vitamina C vai otimizar a absorção de ferro, presente nas leguminosas.

PREPARAÇÃO

Depois de demolhadas, lave-as bem e coloque-as numa panela de água fria, deixe cozinhar em lume brando até ficarem tenras. Junte o sal só no final, pois este torna-as duras e dificulta a cozedura.

Eu costumo cozinhar em grande quantidade e congelar em saquinhos individuais, assim, é mais prático para usar sempre que quiser.

Espero que estas informações e dicas Vos sejam úteis. Usem e abusem das leguminosas, respeitando sempre o Vosso organismo. Sintam-se bem, sintam-se felizes.
 


1 comentário:

  1. Antes de mais, parabéns pelo blog... continue :)
    Quanto refere que congela as leguminosas, utiliza a água de cozedura para o efeito?

    ResponderEliminar