Pesquisa

18/03/2015

O Mito da Água


Certamente já ouviram mais do que uma vez que devemos ingerir 1,5 litro de água no mínimo, esta afirmação não é a mais correta.


Devemos sim beber água, até porque é importante para o nosso corpo - órgãos e tecidos.

O que não devemos é beber água em demasia, mas, sim quando temos sede, caso contrário poderemos esforçar demasiado os rins, danificando-os.

Agora, pior a emenda que o soneto é quando as pessoas teimam em beber água gelada fora e dentro das refeições. Não façam isso p.f..

O ideal seria mesmo beber água quente.

A água quente: limpa toxinas, em jejum faz maravilhas (ingerindo alimentos no mínimo 15m  depois); favorece a digestão (daí os nativos do Oriente beberem chá depois das refeições); relaxa o intestino, ajudando no seu funcionamento.

A água fria: “congela” os alimentos e isso provoca toxinas, às refeições dilui os ácidos do estômago (dificulta a digestão e cria mais toxinas); se beber água gelada depois de uma refeição esta vai solidificar os elementos oleosos da nossa refeição, dificulta a digestão, aloja-se no intestino e transforma-se em gordura. Estas toxinas alojam-se por sua vez nas veias, órgãos e articulações provocando várias doenças; beber água em excesso e sempre gelada reduz a resistência do corpo, aumenta os mucos e causa obesidade.

Nunca beba água ou outras bebidas geladas, sobretudo à refeição ou após a refeição.

Beba água quente ao longo do dia e fora das refeições, em pequenas quantidades de cada vez, se beber uma grande quantidade de “chapuz” isto provoca retenção de líquidos.

O fato de eu acreditar que a questão de que devemos beber muita água não passa de um mito, trata-se puramente da minha experiência pessoal (passo a redundância). Eu estava precisamente a beber 1,5 a 2 litros de água por dia e o que é certo é que estava sempre indisposta. Agora bebo água quando tenho sede e sinto-me muito melhor, e se for quente, em chá, tanto melhor, até porque sou uma “chazeira”.

4 comentários:

  1. Vim aqui retribuir a visita a um blog tão novinho :) Só não encontrei maneira de seguir no gfc :/
    Sim, é verdade que 1,5l no mínimo não é nada personalizado, mas é preciso que alguém não sue e seja muito pequenino para que isso seja demais :P Eu bebo sempre 3l ou assim, quase em modo piloto automático.
    Não costumo beber água gelada, só à temperatura ambiente. Água morna é a coisa mais horrível que há, parece choca haha :P
    Se só bebermos quando temos sede bebemos um ou dois copos por dia... Os instintos e tal podem estar muito certos, mas não acredito que seja tudo o que precisamos.
    É impossível que a água se transforme em gordura :P
    Que bola de neve! A água causa obesidade? haha :P
    A sério? Nunca me senti mal por beber água...
    Eu gostei do artigo, mas acho um bocado exagerado... Sim, a água fria pode fazer mal, bem como a água em excesso, mas também não é a origem de todos os males da humanidade... :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Grata pelo comentário. Tudo com moderação, nada em excesso. Certamente que ingiro líquidos durante o dia que atingem 1,5l senão mais, sopas, bebidas quentes, alimentos, etc, etc. Agora, no meu caso pessoal parei de beber água (de forçar) à golada, porque tinha que beber uma garrafa de água. Bebo sem pressão. :)

      Eliminar
  2. Eu só bebo água mas às vezes obrigo-me a beber mais do que me apetece só porque acho que me faz bem. Talvez beber + de 2 litros por dia à golada não seja assim tão saudável.bejinhos e bem-vinda à blogosfera!

    ResponderEliminar