Pesquisa

14/04/2015

Kimchi




Partilho convosco o meu serão de ontem.
Participei numa Oficina de Partilha de Saberes, onde o tema principal foi a Fermentação e conservação de Vegetais. Pudemos observar já preparados Kimchi, Chukrute, Pickles e Kombucha.



Esta oficina/workshop foi simplista, prático e tenaz. A sua importância baseia-se em melhorar a nossa alimentação e saúde.
Aprendemos a fazer Kimchi, que não Ã© mais do que vegetais mantidos em água e sal para que possa ocorrer a fermentação. O objetivo desta fermentação é sobretudo tornar os alimentos mais digeríveis. Este processo de fermentação permite que seja criada uma bactéria (das boas, aquelas nossas amigas) promovendo a Vitamina B12. Aqueles que não comem carne ou peixe podem ter carência desta vitamina, ingerindo Kimchi, Chukrute, Pickles e Kombucha podem colmatar aquela necessidade.
A duração do processo de fermentação ocorre sensivelmente durante 8 ou 10 dias, vai depender do clima, não deve estar exposto à luz solar, mas deve estar ao ar livre, e espantem-se a conservação destes alimentos (depois de ocorrido o processo de fermentação) pode durar anos. Para uma melhor conservação deve-se manter-se o preparado dentro de um frigorífico. Ao meu lado alguém sussurrava “eu tenho um frasco desde 2005”.
Bem, uau, eu vou experimentar fazer, claro, depois mostro-vos o meu Kimchi.
O sabor é algo entre o ácido e o “vinagrado”.


Kimchi
Ingredientes
1 litro de água
1 c.s. de sal grosso marinho
1 cenora
1 nabo
1 alho
1 cebola
Couve lombarda
1 chuchu
Pimento vermelho
Especiarias
Preparação
Cortem todos os ingredientes às tiras ou rodelas, coloquem num recipiente do tamanho que entenderem, desde que tenham em atenção esta base - 1 litro de água para uma colher de sopa rasa de sal grosso marinho. Podem colocar as especiarias a vosso gosto, por ex. orégãos, zimbro, gengibre, malagueta (pouca), sementes de mostarda, etc. Depois de colocar no frasco fechar ou tapar. Durante estes dias vão estando atentos e cuidado ao abrir porque vai vazar, isto porque a água vai ficar efervescente, se vazar devem repor a água pois os vegetais devem estar sempre cobertos.


Dica: Podem também colocar fruta, pêra ou maçã.


Nota: Não devem colocar mais do que aquela quantidade de sal senão o processo de fermentação não ocorre, isto porque sal em exagero não permite a criação da bactéria.




2 comentários:

  1. Obrigada pela visita ao meu blogue! Vim retribuir a visita e já estou a seguir ;)

    beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar